terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Relação existente entre a energia do Ser e a Máquina por ele operada, em especial, seu PC (Personal Computer)

Para falar de algo que acredita-se trazer conclusões polêmicas, transcreve-se neste primeiro momento parte de um precioso texto encontrado numa inoadora obra literária, a qual acredita-se que tem importantes fundamentos a serem evidenciados sobre este assunto: o "Guia da Cultura Proibida" de Antônio Augusto Fagundes Filho (2009, p. 157-158):

"Qualquer pessoa que esteja acostumada a lidar com a lógica peculiar dos cérebros eletrônicos terá notado que, de uma forma muito sútil, cada máquina impõe suas próprias exigências e luta por adquirir algo que, nos humanos, seria equivalente ao 'caráter'.

A princípio estarrecedor, o conceito na verdade possui alguns princípios que talvez nos ajudem a entender melhor a origem do fenômeno. Como nos cristais de quartzo, os computadores devem toda a sua mística à capacidade de armazenamento em pequenas lâminas de óxido de silício.

Estruturados como um complexo sistema de arquivos de dados, que em tudo imita a memória humana, os computadores parecem absorver algo da personalidade de seus usuários. A experiência nos demonstra que, a todo o momento, deparamo-nos com máquinas que funcionam apenas com um determinado usuário ou que, pelo contrário, apenas a um específico recusam seus favores cibernéticos.

Em linhas gerais, os teóricos têm estabelecido algumas regras básicas:

1) Como diz o título desta nota, dar a parceber ao computador que temos pressa é a melhor maneira de garantir uma pane imediata;

2) Embora desprovidos obviamente de psiquismo, ainda assim os computadores parecem constantemente necessitar de atenção, masi do que manutenção;

3) Quase como que de uma forma competitiva, o cérebro eletrônico abusa da ignorância de alguns para recusar-se a trabalhar, mas basta aquele seu amigo perito em informática chegar para que a maldita máquina comece a funcionar perfeitamente, como se nunca tivesse feito outra coisa. Dito de outra forma, é como um tipo de abuso de poder intelectual aliado à inércia natural de todos os seres;

4) Basta consultar os especialistas para perceber como estamos longe de compreender o verdadeiro alcance da relação entre homem e máquina. Possivelmente dentro em breve serão feitos estudos visando estabelecer que tipo de correlação existe, afinal, entre esses dois reinos tão distintos.

O ser humano, em sua constituição básica emite toda uma gama de energias sutis, mentais e emocionais, o que talvez ajude a explicar essa clsse de fenômenos. A extenção e os efeitos do pensamento humano escapam amplamente a compreensão da ciência positiva. Até que ponto elas podem ser captadas pelos computadores é uma questão que ainda exige resposta.

Enclausurado em uma caixa de aço, o cérebro eletrônico talvez perceba as oscilações do nosso humor, os fluxos e refluxos da maré de nossas energias. Ardiloso e febril como qualquer entidade inteligente e sem coração, talvez ele sonhe em servir apenas a si mesmo, detido somente por enquanto.

A História nos demonstra que o homem cria seus próprios problemas à sua imagem e semelhança e, principalmente, que todos os escravos um dia se rebelam. Por isso, caro leitor, quando seu computador fizer coisas estranhas ridículas, insensatas, não se surpreenda tanto: ele pode estar apenas imitando você. Aperte "anular, repetir ou falhar" e torça para que dessa vez dê certo. Acima de tudo, nunca deixe seu computador notar que você tem pressa..."

Será que ainda é necessário dizer mais ?


Um comentário:

  1. Muito bom! Concordo totalmente, tendo inclusive muitos exemplos práticos. De amigos e familiares, claro, porque eu, cuido bem dos meus "brinquedos".

    Olha lá em: http://www.peruzzo.org/meus-equipamentos-nao-quebram-e-costumam-funcionar-direito/

    ResponderExcluir