sexta-feira, 12 de março de 2010

O investimento em Marcas aumentando o valor de empresas e Indústrias sérias diante da agregação de valor a seu nome e também a seus produtos...

Muitas vezes as empresas acabam lutando bravamente, de diversas formas, para criar e gerar produtos e serviços de qualidade e assim construírem seu nome e até mesmo, o seu maior diferencial no mercado. 

Entretanto, muitas vezes também, esquecem-se do principal cuidado que devem ter para preservar o seu nome: registrar a sua marca. 

Diante disto pode ocorrer de uma empresa criada por exemplo no Rio De Janeiro com o exemplar nome de "AbelezaDoCarioca Minimercados" e registrá-lo apenas na junta comercial, deixando de lado a preocupação com o registro de marca. Quando menos espera, seu negócio pode crescer, mas de uma maneira desprotegida, tendo em vista que em outro Estado ou até país, pode aparecer outra empresa com o mesmo nome e valer-se do sucesso e prestigio que deu tanto trabalho na criação daquela.


Contudo, se tal empresa tomar o cuidado de registrar o nome de sua empresa como uma marca, logo que a criar na junta comercial, esta passará a ser protegida e seu nome será único, não correndo o risco de confundir-se com o de outras empresas que podem ser criadas.




O artigo abaixo de  Márcia Greiner/Jornal NH, complementa as linhas anteriores.


Novo Hamburgo - Em um processo que rolou desde 2000, a Freeday, calçadista de Estância Velha, garantiu na Justiça o direito de usar sua marca que vinha sendo questionada, por sua semelhança, pela Freeway Artefatos de Couro, de Franca (SP). Em outra ponta, a hamburguense Marafon, fabricante de molas para elevadores e trens – neste segmento só existem duas produtoras no Brasil – para reaver seu site e nome que vem sendo usado por uma empresa de Piracicaba (SP), também chamada Marafon. Como a metalúrgica gaúcha tinha registrado a marca primeiro, o juiz deu sentença favorável, em primeira instância.

Esses são apenas alguns dos casos bem-sucedidos de empresas que investiram no registro de marcas e revelam que esse procedimento é um bom negócio, pois além de dar proteção e legitimidade, ainda vem carregado de um alto teor de agregação de valor à empresa ao serviço prestado. De acordo com o advogado André Luiz Varella Andreoli, da Andreoli – Marcas & Patentes, de Novo Hamburgo, a cada ano aumenta entre 30% e 40% os registros de marcas e patentes. Apesar de há alguns anos o setor calçadista ser um candidato natural, hoje empresas dos mais diferentes segmentos se municiam desse serviço.

Assim como registrar marcas dá proteção, ao fazer uma patente a empresa ainda segue por outro caminho. Na Máquinas Metal, por exemplo, essa prática rende anualmente prêmios de inovação para a empresa hamburguense, que faz em média cinco patentes por ano. “A Máquinas Metal é hoje uma da indústrias que mais tem patentes no Brasil, já passa das 40”, confirma Andreoli.

Rol extenso

A lista de empresas, que se socorrem do registro de marcas e patentes é longa, sendo ramificadas em diversos setores. Entre elas estão Amapá do Sul, AHB, VT Vídeo, Redecore, as agências de publicidade SPR, Braind e Balística; Calçados Barth, Urban Boards, Ovos Filippsen, Comoto, Farmácia Hamburguesa, Nutrifrango, os restaurantes Più Buono e Italian Place, e as imobiliárias Tempo e Viver Imóveis.

“Os gestores tentam minimizar as pendências no fim do ano”

O fim do ano é o período em que mais cresce a procura pelo registro de marcas e patentes?
André Luiz Varella Andreoli - Nesse período o crescimento fica em torno de 10% a 15%. Isso deve-se ao fato de que geralmente as pessoas e, em especial os gestores tentam minimizar as pendências no fim do ano.

Qual a diferença entre registrar marca ou fazer uma patente?
Andreoli - Com a marca está se protegendo o signo de um produto ou serviço para distingui-lo de outros. Já a patente é um processo para proteger a funcionalidade de um produto diferenciado

Se a empresa faz o registro da marca, ela também precisa fazer a patente?
Andreoli - Não. São coisas independentes.

Por que se deve fazer o registro?
Andreoli - Primeiro, pela tranqüilidade em poder usar o nome, sem correr o risco de terceiros alegarem que se está usando indevidamente. Segundo, se alguém vier usar a marca, a empresa pode acionar judicialmente e tomar medidas para cessar esse uso.

Quais os benefícios?
Andreoli - É um bem imaterial. Hoje, os consumidores se preocupam cada vez mais se a marca tem registro, se tem legitimidade para vender, sem falar que o valor agregado é maior.

Onde e como se registra uma marca ou patente?
Andreoli - No Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O registro de uma marca leva cerca de dois anos para ser concluído e custa menos R$ 1 mil. Já a patente, como depende do tipo de produto, pode levar entre três a seis anos, com um custo em torno de R$ 2 mil.

Ao entrar com o registro a marca já está protegida?
Andreoli - A partir da data de depósito, a marca já está garantida, mas só a concessão do registro vai dar a efetiva proteção.

Quais as conseqüências para a empresa que não tenha sua marca registrada?
Andreoli - Se alguém registrar ela primeiro, essa empresa que não fez o reconhecimento de sua marca corre o risco de ter que parar de produzir.

Ao se registrar uma marca no Brasil ela também tem proteção internacional?
Andreoli - Não. O mesmo processo deve ser feito no exterior.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Softwares que ajudam a organizar a tua vida...

Por Rodrigo Martin de Macedo 
A organização é um dos aspectos beneficiados com a chegada e a popularização dos computadores pessoais. Hoje, são dezenas de milhares de soluções para as mais diversas plataformas, gostos e bolsos, cobrindo quase cada um dos aspectos do cotidiano de uma pessoa.


Não importa quão desorganizado alguém seja, a grande possibilidade é que essa pessoa ache na internet ao menos um método ou aplicação que exija tão pouco ou seja tão intuitiva que, finalmente, faça-o organizar-se.

Mas por onde começar? No campo dos softwares, existem soluções completas e também as focadas (como agenda de compromissos, programas para listar tarefas etc.). No campo das aplicações web, a coisa muda um pouco de figura e é mais fácil encontrar organizadores segmentados, para cada um dos papéis que você desempenha em seu dia a dia.

A seguir, nesta matéria, você encontrará apenas soluções gratuitas. Algumas delas podem ser do tamanho certo de sua necessidade, mas como organização é um assunto bastante pessoal, se nenhuma servir, não desanime: a web está repleta de outras opções.

A lista está organizada conforme download (softwares que você precisará baixar e instalar em seu computador) e web (aplicações que podem ser rodadas em qualquer computador, a partir de qualquer sistema operacional).

EssentialPIM (download para Windows)

O EssentialPIM já é figurinha carimbada. Essa agenda gratuita está em português e é capaz de armazenar informações pessoais em um ambiente cuja interface carrega semelhanças com a ferramenta Outlook, do pacote Microsoft Office.


Além de anotações, o programa tem agenda de compromissos, catálogo de endereços, lista de tarefas e é capaz de gerenciar emails. Uma notícia melhor ainda é que sua fabricante oferece, também gratuitamente, uma versão portátil, que pode ser gravada em um pen drive e carregada para qualquer lugar.

Sunbird (download para Windows, Mac OS X e Linux)

A fundação Mozilla já é famosa por seu navegador Firefox e por seu gerenciador de emails Thunderbird. Mas você sabia que ela também mantém um software de organização chamado Sunbird?

Na realidade, Sunbird é um grande calendário, capaz de catalogar eventos em faixas pré-programadas de períodos, além de gerenciar listas de tarefas. Dessa forma, você pode visualizar todos os compromissos que possui para a semana, quinzena ou mês, bem como ter acesso a um registro rápido de todas as suas pendências.

Para alegria geral da nação, além de ser multiplataforma e gratuito, o Sunbird também está em português.

taskTome (download para Windows)

taskTome é outra ferramenta que pode ser baixada gratuitamente e instalada em seu Windows. O programa está em inglês, o que não é um grande problema, uma vez que sua interface possui poucas palavras e é, em geral, bem intuitiva.
Conta com uma agenda mensal, uma lista de tarefas, um diário, um livreto de anotações e um planejador financeiro, no qual você pode inserir diariamente a quantidade de dinheiro que possui em mãos e no banco, enquanto o taskTome gera um gráfico de valores.


Quem gosta de ter a agenda sempre à mão pode levar uma versão portátil do taskTome instalada em um pen drive.

KeyNote (download para Windows)

Com pouco mais de 1 MB, o KeyNote é um gerenciador de anotações de interface extremamente simples. Você vai se sentir familiarizado com a interface, uma vez que ela usa o mesmo estilo hierárquico do gerenciador Windows Explorer.


Por estar em inglês, seu funcionamento é um pouco mais complexo de compreender do que os outros softwares listados por aqui. Você trabalhará com nós (nodes) de informações para cada um de seus projetos.

Ideal para fazer documentação e armazenar textos e mensagens referentes a um tópico de estudo ou de trabalho, por exemplo, mas por ser destinado a um segmento tão específico, é bem capaz que encontre poucos usuários entre os leitores desta matéria.

DeskTask (download para Windows)

Apesar de não ser um aplicativo que trabalhe sozinho, o DeskTask merece espaço nesta lista por um motivo: seu funcionamento é único. Aliado à base de dados do Microsoft Outlook, integrante do pacote Office, esse programinha mostra seus compromissos dos próximos dias e suas tarefas pendentes direto em sua área de trabalho.


Você pode configurar, inclusive, as categorias de compromissos a serem pegas, nível de transparência das informações, e arrastá-las pela tela para que ocupem uma área mais visível de seu desktop. Uma mão na roda para qualquer usuário do Outlook, e tão útil que já deveria vir instalado, por padrão, no software da Microsoft.

PIMOnline (web)

O site PIMOnline oferece um conjunto de ferramentas de organização. Nele você poderá armazenar seus compromissos em um calendário, recebendo lembretes via email entre um e cinco dias antes do evento; curtas anotações; lista de tarefas organizada por prioridade e tipo (profissional e pessoal) e também seus contatos.


Sua agenda de contatos é integrada ao calendário, assim, quando um amigo estiver fazendo aniversário o serviço mostrará automaticamente o evento marcado como "birthday" (aniversário, em inglês).

Apesar de completo, não é um serviço de bela interface e nem muito fácil de usar, uma vez que tudo tem que ser feito a partir de seu endereço na web.

Remember the Milk (web)

Apesar do nome em inglês, o Remember the Milk pode ser encontrado inteiramente em português e é uma ferramenta acertada para quem gosta de integração de plataformas. Isso porque essa aplicação pode ser acessada do celular e manuseada, inclusive, por mensagens de texto.


O Remember the Milk é um gerenciador de tarefas muito fácil de usar, com possibilidade do envio de lembretes via email ou Messenger no dia de vencimento da tarefa ou alguns dias antes, se você preferir.

Adicionalmente, ao se inscrever, você receberá um endereço personalizado: enviando uma mensagem para esse endereço, será possível cadastrar tarefas rapidamente por intermédio de seu serviço de email.

Doris (web)

Em português, o Doris une recursos de gerenciamento pessoal com gerenciamento de equipes. Nele, você poderá incluir tarefas a serem completadas e, de quebra, delegar para colegas de trabalho que também estejam inscritos no serviço.


A simplicidade de Doris é tremenda: as tarefas não recebem datas, mas podem ser agrupadas de acordo com qualquer critério que você desejar, seja por projeto, por mês, por ano ou por semana. Basta criar um novo grupo com qualquer nome e pronto, concentrar as tarefas sob ele.

Uma tarefa marcada como completada é enviada para o histórico de tarefas, que agrega a data em que foi concluída e a hora em que foi marcada como finalizada, um modo inteligente de manter um controle bem aproximado de seu desempenho.

Ainda em beta, o serviço já possui integração com o iPhone, Mac OS X, e o navegador Opera, e em breve se integrará também ao Twitter e aos programas Mail (Mac) e Outlook (Windows).

Nexty (web)

Nexty é uma aplicação web poderosa, mas seu poder possui um preço: a interface não é tão intuitiva e está disponível apenas em inglês. O serviço destina-se aos iniciados no método GTD (Getting Things Done), uma vez que utiliza alguns de seus princípios como projetos, tarefas e ações.


O método criado por David Allen foi publicado no Brasil com o nome de _A Arte de Fazer Acontecer_, mas, dada sua popularidade entre os usuários de computador, pode ser encontrado descrito em diversos sites, bastando realizar uma busca com a sigla.

As informações das tarefas e ações cadastradas em Nexty são dispostas em um calendário e podem ser vistas a qualquer momento.
Geek.com.br