quarta-feira, 31 de março de 2010

Os Esportes Radicais Harmonizando-te com a Natureza...


Embarque nessa aventura


Fabiana Garbelotto, especial para o Yahoo! Brasil

Marcado pela biodiversidade, o Brasil oferece roteiros para todos os gostos: da escalada ao rafting. Hoje, qualquer atividade de aventura ou radical pode ser realizada nas 5 regiões do país. “As pessoas procuram viagens para relaxar, escapar do dia-a-dia e fazer coisas diferentes, por isso as atividades de aventura tornaram-se as mais procuradas”, afirma Raquel Muller, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento e Qualificação da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA).

Ainda de acordo com a ABETA, os esportes mais procurados são os que envolvem veículos, sejam os 4x4 ou as motocicletas. Por isso, a gama de oportunidades aumentou nos últimos anos. Os “aventureiros motorizados” costumam viajar mais que pessoas que não têm esse estilo de vida. Eles aproveitam qualquer fim de semana, feriado e as férias para escapar das grandes cidades. “Os praticantes de esportes radicais e de aventura chegam a realizar 5 ou mais viagens ao ano. Tanto para conhecer novos destinos quanto praticar seu hobbie”, diz Raquel.

Para que esses viajantes radicais tenham mais segurança nos destinos que enfrentarão, o Ministério do Turismo em parceria com a ABETA e o SEBRAE desenvolveu, em 2007, o programa Aventura Segura. A iniciativa se baseia na qualificação e profissionalização dos técnicos e empresas que trabalham diretamente com essas atividades. Devido ao forte crescimento da área, essa é uma forma de aprimorar e trazer mais segurança ao setor.

Viagem pelos 5 cantos brasileiros

Confira os destinos mais radicais para quem não dispensa altas cargas de adrenalina como estilo de vida.

Timbó – a capital do rafting

Localizado em Santa Catarina (SC), apenas 184 quilômetros de Florianópolis, é um vale rodeado de montanhas e rios. É possível escutar o som típico de água agitada sob as pedras. Tanto os veteranos como os principiantes nas remadas aproveitam e se aventuram no famoso rafting no Rio Itajaí – Açu. Para os que estão começando, uma boa pedida é o trecho mais básico com 7,5 quilômetros e 11 corredeiras. A parte mais radical fica no município de Ibirama e tem 8 quilômetros, percorridos em duas horas de emoção em corredeiras fortes e contínuas.



A aventura não para por aí. Mountain bike no Vale do Ribeirão e voo livre no Parque Ecológico Freymund Germer – ponto mais alto do município, com 758 metros de altitude – fazem parte das atividades realizadas na região.

Petar e Brotas: da caverna às correntezas

Na região sudeste há vários destinos para aventureiros, porém os mais procurados e conhecidos são Petar e Brotas. O primeiro, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, é destinado àqueles que gostam de explorar cavernas. Formado por mais de 250 grutas ao longo do rio Betary – a mais conhecida é a Santana – a região é rodeada por trilhas, rios e cachoeiras, propícias para praticar o boia-cross. Dada a profundidade, para atravessar algumas cavernas é preciso se guiar por cordas e até passar por baixo d´água.

Já em Brotas, localizada a aproximadamente 260 quilômetros da capital paulista, as atividades são outras: as aquáticas. O rafting é o mais praticado. A descida de rio, passando por corredeiras e quedas de até 3 metros é feita em botes infláveis. Essa prática pode ser realizada à noite, o que traz surpresas diferentes. A descida em cachoeiras, conhecida como canyoning, também faz parte do roteiro. E para agradar todos os gostos, aqueles que querem escalar encontram paredões construídos em locais abertos e fechados.

Monte Roraima: trekking nas alturas

No extremo norte, na fronteira entre Venezuela, Guiana e Brasil, está um dos pontos mais altos do país, com 2.875 metros de altitude. O Monte Roraima, formado por centenas de montanhas, é um mundo à parte com rochas esculpidas pelo vento e pela água, rico em plantas exóticas e coberto por uma constante neblina. A região é ideal para os que gostam de praticar a escalada. Mesmo para os veteranos é um dos pontos de grande dificuldade.

Com dificuldades encontradas no caminho, para subir e descer o monte leva-se pelo menos 6 dias, sendo permitido 2 dias para ficar no topo. Para chegar ao cume, é preciso cruzar a fronteira com a Venezuela. Nessa parte do monte, fica a única falha natural em todo o paredão, que forma uma espécie de grande escadaria natural, que permite ascender caminhando.

Chapada Diamantina: pedalada e muita água

Uma das regiões radicais mais democráticas do Brasil, com opções para iniciantes e veteranos. A cidade no Centro do Bahia tem em seu roteiro o bungee, canyoning, cascading, rapel, tirolesa, mergulho em cavernas, trekking, escalada, voo livre, balonismo, ultraleve e, o mais tradicional, o mountain bike.

Há opções de passeios que oferecem carro de apoio para quem se cansar ou para os que querem curtir a paisagem da ida para aproveitar a adrenalina das descidas, a parte mais emocionante para quem curte a vida sob duas rodas. Na trilha para o pico das Almas, para chegar a um ponto mais altos são cerca de 7 horas de subida e o trecho final requer o uso das mãos para manter o equilíbrio e se locomover com a bike.

Chapada dos Veadeiros e Abismo Anhumas

Na região centro-oeste, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o destino mais frequentado pelos aventureiros. O local é uma espécie de playground para quem adora aventura e esportes radicais. O “brinquedo” de tirar o fôlego é canyoning. As cachoeiras Água Fria e Almécegas são as responsáveis pela emoção. Além disso, os amantes do trekking têm opções de trilhas longas e curtas – a mais completa tem cerca de 300 quilômetros. Para finalizar as emoções, que tal o "Voo do Gavião"? Trata-se de uma tirolesa com 850 metros de comprimento a uma distância de 1.200 metros. Adrenalina de sobra!



Em Bonito (MS), o Abismo Anhumas, verdadeiro museu da natureza, é outra região que traz muitas emoções aos praticantes. Uma pequena abertura na mata que resulta em um rapel de 72 metros é a grande atração. Aprecie a descida, pois a melhor parte chega no final: é o pouso em uma plataforma flutuante em um lago cristalino, com 80 metros de profundidade.

A vantagem, além de apreciar a beleza natural, é poder fazer duas práticas: depois do rapel, o mergulho. Quem tem o curso e o certificado pode optar pelo mergulho autônomo, ou seja, com cilindro, e descer 18 metros. Os que preferem o snorkel não perdem nada.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O problema das terceirizações descontroladas

Mortes no setor elétrico são 400% maiores com terceirizados
Da equipe do DiárioNet em: 29/03/2010

Estudo realizado pelo Dieese mostra que a incidência de mortes entre os trabalhadores terceirizados é 400% superior  à dos trabalhadores próprios. Dados da Fundação Coge, que reúne 64 empresas responsáveis por 90% da energia produzida no País, mostram que o segmento contava, em 2008, com 227,8 mil trabalhadores, dos quais 126,3 mil terceirizados, ou 55,5% da força de trabalho do setor.

Analisadas apenas as distribuidoras, o contingente de trabalhadores terceirizados sobe para 59,9%. Nas empresas de geração, transmissão e outras, o índice de terceirização foi mais baixo (52,6%).

Em 2008, a taxa de mortalidade da força de trabalho do setor elétrico foi de 32,9 por grupo de 100 mil trabalhadores. Entre os terceirizados, a taxa foi 3,21 vezes superior em relação ao quadro próprio. A taxa ficou em 47,5 para os terceirizados ante 14,8 para os trabalhadores do quadro próprio das empresas. 


As Nozes como Alternativa Natural ao Câncer de Próstata

(Reproduzimos abaixo um excelente artigo de Patricia Zwipp)

A quantidade de nozes utilizada no estudo pode ser facilmente ingerida por humanos

Pesquisa americana é um prato cheio para os apreciadores de nozes. Elas podem tornar mais lento o crescimento do câncer de próstata, segundo testes em ratos. Para chegar a tal conclusão, cientistas da Universidade da Califórnia - Davis e do Centro de Pesquisa Regional do Oeste, do Departamento Americano de Agricultura, alimentaram alguns animais com pouco mais de 68 gramas da iguaria, enquanto outros recebiam uma dieta com a mesma quantidade de gordura, mas não proveniente do alimento. Todos os camundongos eram geneticamente programados para desenvolver a doença. Após 18 semanas, notaram que o grupo que consumiu nozes teve o aumento dos tumores reduzido de 30% a 40%. Apresentou ainda menores níveis de uma determinada proteína (IGF-1) no sangue, que tem sido fortemente associada à patologia. Além disso, contou com efeitos benéficos sobre vários genes relacionados ao controle do desenvolvimento do problema e do metabolismo.

O nutricionista Paul Davis disse ao site Science Daily que a quantidade do alimento utilizada no estudo pode ser facilmente ingerida por humanos e que as evidências o deixam esperançoso sobre a possibilidade de que seja benéfica a pacientes. No entanto, afirmou que pesquisas adicionais são necessárias para desvendar como as nozes atuam nas células cancerígenas.

Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros (atrás apenas do de pele não-melanoma) e a estimativa é de 52.350 novos casos em 2010, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A Sociedade Brasileira de Urologia lembra que o diagnóstico precoce é fundamental. Caso a doença não seja detectada a tempo, pode causar infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até a morte.

Os homens têm de fazer o exame periódico (toque retal e dosagem do antígeno prostático específico) depois dos 45 anos e, se houver casos na família, a partir dos 40 anos.