quinta-feira, 25 de março de 2010

A importância de Esportes como o Surf para a Saúde E Bem estar do Ser

Um esporte saudável que te faz deslizar sobre as águas e ficar mais feliz

Um dos 
esportes litorâneos mais populares do mundoAlém de saudável, o surfe 
desestressa. Na foto, Jeronimo Bonfim testa a resistência nas águas de 
IlhéusMais uma manobra de Jeronimo Bonfim em Ilhéus. O baiano 
conhece o ofício!O baiano Jeronimo Bonfim em ação nas águas de Ilhéus. 
Escolas de surfe são cada vez mais procuradas por quem quer contato com a
 naturezaO surfista Jeronimo Bonfim desafia as águas de Ilhéus, na BahiaUma 
superonda no Havaí, o paraíso dos surfistas

Deslizar sobre as ondas em cima de uma prancha é uma das sensações mais maravilhosas que alguém pode sentir. É isso o que surfistas de todo o mundo afirmam. Esse esporte, sinônimo de liberdade e saúde, é um dos mais completos e, além de tudo, permite contato único com a natureza.
No entanto, remar com os braços e realizar movimentos com as pernas para se manter em pé na onda requer preparo físico e esforço de todos os músculos. Por conta disso, o surfe melhora a capacidade respiratória e também fortalece a musculatura, principalmente dos membros superiores e do peito.
O surfista profissional e fotógrafo de eventos de surfe Jair Fontes, de Ilhéus (BA), começou a praticar o esporte aos 10 anos de idade. Ele conta que sempre foi apaixonado por aventura e, para ele, não existe idade certa para começar a encarar as ondas. “A maioria das pessoas sente medo de nadar em mar aberto, principalmente aquelas que tiveram algum trauma na infância. Devido a esse bloqueio, a aprendizagem é mais simples para crianças”, explica Jair.
Porém, há tantas escolas de surfe espalhadas pelo litoral brasileiro que fica fácil se jogar no mar. Procurar um profissional experiente é o primeiro passo para quem quer começar a surfar. A única exigência é que o iniciante saiba nadar e tenha algum preparo físico. “Quem possui bom condicionamento terá mais facilidade em aprender a surfar. Por outro lado, o sedentarismo não é um impedimento. Se não há condições de incluir o surfe no dia a dia, o esporte pode ajudar muito como complemento, aos finais de semana”, afirma o surfista de Ilhéus.
A sua companheira de todas as horas será a prancha; por isso, capriche na escolha. Dê preferência àquelas desenvolvidas sob medida e feitas digitalmente. Trata-se do DSD (Digital Surf Design), tecnologia de primeiro mundo que adota um sistema de precisão e rapidez durante a produção. Agora que você já conhece o potencial do surfe, corra para a areia e desestresse!
Crédito das fotos com o surfista Jeronimo Bonfim: Jair Fontes (Ilhéus/BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário